quinta-feira, 25 de setembro de 2014

O que é que job sharing tem a ver com a minha felicidade...........

Quando a ama em Abril me contou estar grávida, apesar de ser uma óptima notícia, fiquei em estado de choque. Ela tem uma filha de 10 anos e uma de 2. Tem QUATRO cães, 2 papagaios e em Outubro um recém nascido. A minha filhota a queixar-se de dores de barriga e em Setembro a mudar de escola (para o Gymnasium - das mais exigentes).
Qual atenção íriam ter os meus filhos?
Estava a ver a minha vidinha a andar para trás e já estava sériamente a pensar trocar o escritório por umas limpezas. Mas num dia de grande loucura desabafei com a minha chefa (trabalhamos as 2 no mesmo escritório) e depois do choque ela lá viu a vidinha dela a andar para trás. Ela que gosta tanto de mim como de chocolate e acreditem que ela adora chocolate (deve ter pensado o mesmo que eu - limpezas e tal), teve uma ideia maravilhosa!!
Job sharing!
O problema: uma colega que trabalha só de tarde e queria ter mais responsabilidade e eu a querer trabalhar menos horas. A solução: dividirmos as 2 o "meu" lugar de trabalho.
Eu trabalho de manha e posso estar em casa com o meus filhotes quando chegam da escola, e ela trabalha de tarde. Faz o mesmo horário que fazia mas outro trabalho, mais responsabilidade outro ordenado. A única condição: substituírmo-nos uma à outra. Ficamos todos a ganhar. Nós as duas e a empresa, pois o lugar está ocupado mais horas e não têm o problema (que sempre houve) das substituições.
Temos a certeza que esta experiência (a primeira nesta empresa) vai ser um sucesso.
Eu e essa colega entendemo-nos super bem, doutra maneira acho que não seria possível fazer isto.
A nossa chefa acredita 100 % em nós e nós também.
Começamos em Setembro.
As primeiras 2 semanas ela esteve de férias (depois de me substituir em Agosto) e semana passada esteve doente.
Como os meus filhotes já não íam para a ama a minha preocupação permanente foi - onde deixá-los.
Segunda feira - ínicio da escola, só fui trabalhar de manhã
Terça feira - lá ficaram na ama (ficou-me caro!)
Quarta e quinta feira era o maridão que vinha para casa mais cedo preferiu estar esteve hospedado hospitalizado no hospital novo (ainda não conheciamos) até sexta feira - agora está bem felizmente!
Começava o dia sem saber como ía correr.
Valeu-me a ajuda da familia. Um grande obrigada.
 
Esta semana, finalmente, comecei a trabalhar só de manhã.
Ainda me parece estranho, parece que estou de férias. Depois de dias de grande stress e preocupações sinto-me muito cansada e sabe bem estar em casa de tarde.
 
Trabalhar menos horas significa menos dinheiro no final do mês, é claro.
Mas aquilo que eu ganho por estar em casa com os meus filhotes é tão mais valioso.
 
Beijos,
Sandra

ah e sim, também adoro a minha chefa. Jámais pensei que ía ter assim uma oportunidade.
Estou muito grata.

Sem comentários:

Enviar um comentário