quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Wer sein Fahrrad liebt, der schiebt!

Em português significa: quem ama a sua bicicleta, empurra.
(Uma frase muito usada na Alemanha)
Ok, não rima nem soa tão bem como em alemão mas é o lema desta semana (e próximas).
É que as crianças que entraram para o quarto ano (como a minha filhota) começaram a tirar a carta de condução de bicicleta.
Só a partir do quarto ano podem ir de bicicleta para a escola mas têm que tirar a carta e antes de a terem há que empurrar a bicicleta.
 
Lembro-me que quando cheguei a primeira vez à Alemanha, era eu muito jovenzinha e inocente, fiquei chocada com os avisos do meu tio. "Não podes fazer isto, não podes fazer aquilo, etc. etc."
Isto aqui é tudo muito organizado e certinho e durante muitos anos havia muita coisa que me encomodava/irritava, enfim, aqui há regras e leis para tudo.
Depois tive filhos e fui para Portugal! E tantas saudades eu tive dessas regras.....
Uma amiga da familia contou-me, já eu tinha regressado, que numa conversa telefónica eu lhe disse que as coisas que me irritavam aqui eram as que mais falta me faziam em Portugal!!
Pensando no assunto acho que essas regras dão uma certa segurança e com filhos é tão importante sentir segurança.
Tirar a carta da bicicleta é mesmo isso, eles têm aulas teóricas e práticas de como se devem comportar na estrada. Tudo feito com um polícia. No fim fazem um teste.
 
(Fotos: 2 exemplos do livro que a Luisa recebeu para estudar)
 
 
É sem dúvida uma excelente ideia.
 
Tenham um excelente dia,
Sandra

3 comentários:

  1. É uma excelente ideia, sim. No que respeita à segurança é bom que seja tudo assim certinho, como disseste!

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Acho fenomenal a organização alemã, só te digo. Eu ando de bici em Lisboa, não sei como é que ainda não me aconteceu nada! e muitas vezes o meu filho vem na bici dele, não gosto é que ele ande sozinho. Há uns 2 anos também o coloquei a ter aulas, para ver se aprendia umas regras básicas. Mas nada tão completo, nem livro existe! Ponho-o a andar de bici mais para ele abrir horizontes e não se tornar dependente do carro ou sedentário. É verdade que já lhe deu muito jeito, pois já foi connosco 2 vezes á Alemanha e foi tudo feito de bicicleta. Além de já ter ido para a Baviera sozinho e mais uma vez só usou este meio de transporte. Ele tem 13 nos e é grande fã da cultura alemã ( não me perguntes porquê) até anda a aprender alemão como 3ª lingua na escola!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São muito organizados mesmo e as crianças aprendem cedo a serem responsáveis também. No infantário os que entraram para a primeira classe (como o meu filho) tiveram uma manhã a aprender o caminho para a escola a pé. Um polícia esteve lá a ensinar algumas regras e depois fez o trajecto com eles. Já vieram cá 2 vezes de bicicleta?? uau.... e gosta de aprender alemão?

      Eliminar