quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Emagrecer vs Chocolate!

 
Estou a precisar emagrecer, digamos, uns 5 quilitos. Com 4 até já ficava contente mas 5 era maravilhoso. O problema é que eu não sou de fazer dietas, não consigo pronto. Assim que penso nisso dá-me vontade de comer aquelas coisas todas que fazem mal. O que faço agora é ter alguma atenção no que como. Antes de ir de férias comecei a trocar alimentos e a ingerir menos açúcar (é ipressionante a quantidade de açúcar que tem nos alimentos) mas depois fui de férias a Portugal e lá veio a desgraça. E com o calor os gelados e a cortisona por causa da pele e os chocolates suiços que tenho no frigorífico e são a minha tentação e podia continuar a lista.....
Como vêm os quilitos a mais não são culpa minha mas de várias circunstâncias muito difíceis de gerir ;o).
 
 
(foto: via pinterest)
 
Se me quizerem dar umas dicas de como emagrecer sem a palavra dieta agradeço :o).
 
Desejo-vos um óptimo dia,
Sandra

13 comentários:

  1. Escrevi um grande post mas em vez de publicar fiz logout. Duhh
    Olha, pra resumir, come só sopa ao jantar e dois quadrados de chocolate pra sobremesa. ;))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. oh que pena, gostava de saber as tuas dicas.
      Beijinhos e obrigada

      Eliminar
    2. :) Então aqui vai.
      Realmente perder 5 quilos sem fazer dieta é um pouco difícil, mas é bom ter objectivos e ver a balança a descer. Muito compensador. ;)
      Acho que o que se aumenta num instante, nas férias, com um pouco de esforço, tambem se perde num instante. E tu és nova. Factor importante aqui.
      Mudar hábitos é essencial. O nosso organismo adapta-se a dietas facilmente e não responde tão facilmente também às mesmas como 'dantes'. São os nutricionistas que dizem. Eu só posso comprovar com a minha experiência.
      Eu normalmente tomo um pequeno almoço substancial e dependendo das actividades que vou fazer escolho o menu. O que nos faz engordar muito e muitas vezes não nos lembramos, é o entrarmos em hipoglicemia. Ou seja, estar muitas horas sem comer. Tudo o que vem a seguir, o organismo absorve sobremaneira.
      Por exemplo se vou ficar por casa, opto por uns cereais com leite de soja (opcional). Se vou sair, fazer exercício, andar muito a pé etc, então prefiro um pãozinho escuro com queijo e leite ou sumo. Dá energia durante mais tempo e sei que não corro o risco de entrar em hipo e até sentir-me mal como ja tem acontecido. De resto, como de 2 em 2 horas, entre yogurte magros e uma pecça de fruta seguida de uma bolacha Maria (isto porque a bolacha vai cortar a fructose). Uso Stevia noa cafés e chás, sendo que estes últimos bebo muito e à vontade. O de Rooibos é muito bom. É o conhecido chá vermelho, muito anti-oxidante e tem a vantagem de, ao contrario do chá verde, não ter taina quase nenhuma (eu ja sou eléctrica ;) Bebo litradas e faço muito xixi ;)
      Ao almoço como mais salada como acompanhamento e menos hidratos, portanto corto na quantidade do arroz, batatas etc e opto por peixe e carnes brancas.
      Ao jantar quando estou mesmo numa de perder kilos a mais (embora ainda tenha alguns nem sempre me apetece ;)) como só sopa. Bem servida e não corto nunca no meu chocolate à noite. Só que optei pelo de culinária da Nestle. É óptimo e tem menos açúcar.
      As porções das refeições são sempre a palma da tua mão. Se optares por comer um bife com arroz e salada. Tens uma palma da mão de bife, outra da mão de arroz e após colocares no prato, enches o espaço que sobra com salada ou quaisquer legumes.
      Outras soluções para 'penicar' nos tais intervalos de 2 horas são frutos secos. Mas existem frutos q se podem comer e outros não e quantidades. Se quiseres posso enviar-te uma tabela.
      Isto começou por ser uma dieta seguida por uma nutrícionista e acabou por ser um habito alimentar para mim. Perdi 10 kilos. ;)
      Desculpa a extensão mas de outra forma nao conseguiria.
      Conta-nos tudo. ;)

      Eliminar
  2. Ora beeeeeeeem... sem fazer dieta? Deixa cá ver... acho que ajuda:

    1) não fazer lanchinhos fora de horas
    2) reduzir um bocadinho as doses. Comer de tudo, mas em menor quantidade. É uma questão de hábito e não é de um dia para o outro que se consegue, mas ajuda.
    3) podes substituir o açúcar por Stevia em pó, encontras nos supermercados bio. É muito mais caro que um kilo de açúcar, mas também rende muito e não tem calorias.
    4) inimigos: molhos, molhinhos e molhangas de natas e companhia; pão branco; e, claro, tudo o que venha da pastelaria... já para não falar nesses chocolates suíços que te atormentam :)

    5) tenta fazer desporto, uma actividade de que gostes. Difícil é vencer a preguiça, mas estar em movimento ajuda e muito!


    As férias são quase sempre altura de excessos, mas vais ver que consegues.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas dicas :o)
      Ouvi falar de Stevia há pouco tempo e comprei em pastilhas para pôr no café mas acho que fica com o sabor diferente! Que achas tu?
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Aqui na Alemanha comprei duas vezes Stevia em pó, uma num supermercado de produtos bio (Vitalia, acho que é esse o nome do supermercado) e gostei bastante. Usei para adoçar o café e não notei absolutamente diferença nenhuma. Não me lembro da marca mas recordo-me que é uma lata em tons brancos com letras e desenhos em verde. Como era para usar em casa compensava mais em pó do que em pastilhas, mas fiquei com boa impressão e voltaria a comprar - apesar do preço, que é alto (se comparado ao kg de açúcar)

      Da segunda vez comprei outra marca no DM, existia também em pastilhas, e não gostei nada. Notava o sabor que, ainda por cima, era muito enjoativo. Acabei por não usar até ao fim. Por isso, para responder à tua pergunta, acho que pode depender da marca. Mais não posso ajudar, mas li bastante a esse respeito e das várias alternativas ao açúcar a Stevia é uma das melhores soluções. Eu ainda não desisti dela! Sei que para os lados de Hamburg há quem tenha as plantas para fins comerciais, não sei se para venda ao público em geral ou não, mas quando tiver mais tempo vou investigar. Se encontrar a primeira marca de que falei compro com certeza e digo-te qualquer coisa, não me esqueço.

      Beijinhos

      Eliminar
    3. Vou comprar em pó para experimentar. Obrigada pelas dicas.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Sandra,
    Vim agradecer e retribuir a vista. Tens aqui um belo blog,com histórias bem engraçadas sobre os teus filhos. E eles são tão giros!
    Aqui sobre este último post, como se diz atualmente, não é dieta mas "reeducação alimentar". Ou seja o que começaste já a fazer: cortar em certas coisas e um pouco de exercício. Vou passando, ok? bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Val,
      É mesmo isso e nem é só por emagrecer é pela saúde também.
      Obrigada e beijinhos

      Eliminar
  4. oh Sandrinha eu não sou mesmo a pessoa indicada :/ ADORO comer!!! mas depois das 17h tenta ter ingerir poucas calorias, comer sopa ou peixe ou carne com legumes ou salada, evita pão (fora do pequeno-almoço), evita os chocolates à noite (come antes das 17h um quadradinho ou dois - não é a caixa toda!!! :D), iogurtes e fruta ... e anda a pé ... comigo resulta! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As férias é que estragaram tudo mas isto agora vai ao lugar.....
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Envia-me um email (crafts@eikumpel.com) que eu conto-te uns segredos :)

    beijinhos,
    margarida

    ResponderEliminar