quarta-feira, 4 de julho de 2012

Mãe chata! Eu?!

Como já escrevi várias vezes, para mim é importantissimo que os meus filhos não se esqueçam da língua materna. A Luisa fala muito bem mas acho que o Tiago se vai esquecer de muita coisa, e já fala com um sotaque engraçado. Semana passada reparei que quando eles falavam só em alemão para mim eu já nem reparava, apesar de eu sempre responder em português!! Tenho que agir e

agora as nossas conversas são mais ou menos assim:
Filhos: bla bla bla (em alemão)
Eu: fala para mim em português
Filhos: bla bla bla??? (em alemão)
Eu: fala para mim em português
Filha: ó mãe, que chata!!

Como vêm passaram a ser um bocado monótonas as nossas conversas e eu até estou muito chata, mas qual é a mãe que não é chata?

Beijinhos,
Sandra

5 comentários:

  1. Aqui está um assunto que me "preocupa" :) Eu sei que o Enzo ainda é um bebé, mas nós somos os dois Portugueses e ele também o é, apesar de ter nascido aqui. A lingua para mim é um dos maiores legados e por isso quero (queremos) muito que ele fale Português. Mas acho que vai ser como contigo, eu falo Português e ela responde em Inglês! Também vou ser a mãe chata ah ah :)
    beijinhos,
    margarida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida, não é fácil. Somos nós contra todos :o).
      Para eles acaba por ser mais fácil falarem a língua que falam lá fora (na escola, infantário, com amigos) mas eu não desisto, vou continuar a ser a mãe chata :o).
      Beijinhos e boas férias

      Eliminar
  2. Sem dúvida Sandra, para eles é mais fácil. O Enzo vai aprender as duas línguas ao mesmo tempo, sendo que vai falar muito mais Inglês do que Português. Mas tal como tu, estou determinada a não desistir.

    Ainda faltam uns dias para as férias, mas obrigada, bem preciso!

    beijinhos,
    margarida

    ResponderEliminar
  3. Fazes bem, Sandra, se não for com insistência da mãe chata eles acabam por esquecer. É compreensível, mas realmente é uma pena. Convence-os que para o seu futuro profissional falarem português pode ser uma mais valia, em comparação com os colegas que não falam. Sei lá, chata que é chata tem de arranjar argumentos... aqui os meus ainda estão na fase de dizer que vão fazer "uma sandes com schinken" ou outras pérolas do género. Também é um mix interessante...

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os meus também fazem umas misturas desse género (especialmente o Tiago) :p

      Eliminar