quinta-feira, 21 de junho de 2012

Lufada de ar fresco!

Disseram-me que quando eu vou para o opa (avô) Werner (nem se chama Werner, não sei por que lhe chamo assim!! Também descobri semana passada que a minha vizinha tem um nome totalmente diferente do que eu insistia em lhe chamar. Ora, não só vejo mal como também ouço mal! -  mas isso agora não interessa)  sou como uma lufada de ar fresco. É que as pessoas idosas gostam de conversar e eu sempre faço companhia.

Acontece que quando eu lá estou tenho sempre a certeza que é ao contrário.

A boa disposição dele com os seus oitenta e tais (mesmo com as dores que tem e que tenta disfarçar), as piadas que conta, as histórias da sua vida, as aventuras com a esposa e filhas......

"Sabes Sandra, a minha vida está a chegar ao fim, mas eu é que decido quando quero partir.
E não quero, nem no inverno, nem no verão. No inverno é muito frio e no verão muito calor!
Tu és jovem e tens a vida toda à tua frente, aproveita bem."

"Eu já vivi muito" - e eu disse-lhe que também tem muitas histórias para recordar e contar.
"Claro que sim e também passei muitos maus momentos (lembrei-me logo da guerra) mas desses eu não quero falar nem pensar."
E continuou a contar-me outras aventuras, boas claro.

"Esta semana estou a tratar dos postais, estás a ver? Ainda tenho mais 3 caixas. Na próxima semana são os selos e depois as fotografias. Quero deixar tudo arrumadinho."

Saio de lá a pensar, a pensar muito e muito bem disposta.

E não tenho dúvida que ele é que é uma lufada de ar fresco para mim e de grande inspiração.

Beijos,
Sandra

2 comentários:

  1. Que texto tão bonito, Sandra. Percebo bem o que queres dizer, tenho a sorte de conhecer aqui algumas avós e avôs (emprestados) cheios daquela sabedoria que só muitas décadas de vida podem ensinar. Sim, é como dizes, uma lufada de ar fresco e uma fonte de inspiração para nós, que andamos sempre acelerados e nos esquecemos por isso das pequenas coisas que são tão importantes.

    Desejo-te muitos mais bons momentos com o Opa Werner-que-não-é-Werner =)

    ResponderEliminar
  2. Só posso ficar feliz,por teres esse discernimento de "beberes dessa imensa fonte" de sabedoria...A vida,é tudo isso:Dar e receber!Tu dás-lhe o conforto da tua companhia e,em troca,recebes esse tão bonitos "postais" que só os olhos dele tiveram o privilegio de o contemplar..Beijinho grande,cunhada!

    ResponderEliminar