quarta-feira, 23 de maio de 2012

Fases de crescimento !!

Não sei se conhecem o livro "Oje, ich wachse" .

- Pequeno resumo para  quem não conhece: o livro trata dos 8 "saltos" no crescimento mental das crianças até aos 14 meses. Todas nós mães conhecemos aqueles momentos em que a criança não tem fome, nem sede, nem sono, por exemplo, e mesmo assim faz birra e nós desesperamos porque não sabemos o que lhe falta!! Pelo livro essas são as fases em que antecedem a um "salto" no crescimento mental. Depois normalmente ficam mais sossegadas e sabem ou fazem algo que não conseguiam antes do "salto".

Eu recebi o livro quando estava grávida de Luisa e acho que o que está escrito faz todo o sentido. Confesso que o livro ficava esquecido até quando eu meu sentia a desesperar, quando eu já estava a chegar ao limite da minha paciência. Sim, acho que sou paciênte mas também tenho limites ;o)). Nessas alturas ía ver em que fase estava e realmente "batia certo" e eu compreendia melhor o que se passava. Quase a seguir a fase passava e ficava tudo bem.............. até a próxima fase eheheh.
Acho que este tipo de fases acontecem mesmo depois dos 14 meses e ainda hoje muitas vezes eu e o maridão olhámos um para o outro e desatamos a rir : " aha é "só" mais uma fase de crescimento"
(foto via : amazon.de)

Tudo isto para vos contar que hoje me tornei a lembrar do livro!
É que hoje caíu um dente à minha filhota. Algo normal, é claro.
O problema é que desde que o dente lhe começa a abanar, começa a fase das birras. Não quer comer, não quer beber, não quer lavar os dentes brrrrr. É um desespero! Em Portugal eu chegava a ligar para as auxiliares da escola a pedir o favor de lhe tentarem tirar "o monstro".
Hoje de manhã não queria tomar o pequeno almoço. Então eu disse-lhe que se não comesse também não podia ir à ginástica (hoje tem treino) e depois da escola tinha que ir à dentista.
Ela aos berros, eu já desesperada (a minha paciência tem limites, como já escrevi) aos berros também, o pai já a perder a calma  (isso não é fácil, acreditem) lá a convence a lavar-lhe os dentes e......... mal lhe tocou "o monstro" caíu!!
Uffa, este já está! Esta fase passou outras virão, sim porque ainda falta caír UM, o último!
Depois espero que só lhe tornem a cair quando ela for velhinha :o)
Aqui a caminho da escola já toda bem disposta!

Beijos grandes,
Sandra

P.S. O Tiago já tem o primeiro a abanar................ mãe sofre!!

Afinal tenho que fazer aqui uma correcção - faltam-lhe cair 3 dentes !! Eu já estava toda contente!

8 comentários:

  1. Sandra, acho que vem mesmo a calhar! Ando à procura de um presente para uma amiga que foi mãe há cerca de dois meses... parece-me uma boa ideia, vou procurar o livro.
    Em boa hora te lembraste de falar dele aqui!

    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi como escrevi, lembrei-me dele ontem eheheh.
      Ainda bem que foi útil. Beijinho

      Eliminar
  2. Também já li sobre essa teoria das fases, aqui chamam-lhe Leaps - Wonder Weeks ou qualquer coisa do género. Isto com os miudos é preciso paciência até dizer chega - e eu ainda estou no início da jornada!! :)

    beijinhos,
    margarida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Põe paciência nisso :o). Mas também é muito gratificante e depois de os termos já não dá para imaginar sem. Beijinho

      Eliminar
  3. Já estou a dar uma olhada no livro no amazon, bjs Xany

    ResponderEliminar
  4. Já passei pela fase de ler os livros. Agora estou mais na fase de lhes dar com os livros. lol. Estou a brincar.
    A jornada de 'ser mãe' é longa. Agora estou na fase dos livros sobre teenagers. Giro com a ginástica de ainda tratar de um bebé. É a loucura. Chego a dar-lhes o livro para lerem também para me pouparem tempo dada a esperteza das criaturas. ;) Paciência é precisa muita, descontração também. Mãe sofre sim. Mas filho também sofre com o crescimento e com as hormonas todas a fervilhar. Mas pronto ainda estás na fase das dentolas a cair e eu também tenho fraldas com cocós cá em casa e é giro esta troca de galhardetes. ;))
    Beijinho Sandra e força aí

    ResponderEliminar