segunda-feira, 26 de março de 2012

1 ANO!!

Faz hoje um ano que chegamos ao país que viu nascer os meus filhotes e maridão, e que me viu crescer também. A viagem de regresso, cheia de dúvidas e incertezas.
Será que os filhotes se íam adaptar bem? Iriam ter muita dificuldade a aprender a língua (o Tiago tinha 1 ano quando fomos para Portugal, a Luisa 4 anos)? Como ía ser com os novos amiguinhos? etc. etc. etc. Tantas perguntas íam na minha cabeça.



(Fotos tiradas durante a viagem)

E já passou 1 ano!!
O tempo voou e quando vejo as fotos de há um ano (e as que a Luisa trouxe hoje da escola p.ex!!), vejo como eles estão grandes e as dúvidas logo desapareceram ao ver a rapidez com que se integraram. Falam alemão sem sotaque e para mim já é uma luta para falarem SÓ português comigo. Mas não abro mão disso - a língua materna não podem esquecer e é uma mais valia crescerem a falarem duas línguas (no minímo ;o)) na perfeição.
É maravilhoso ver que estão felizes e ter a certeza que foi a decisão acertada!

Beijos e uma óptima semana,
Sandra

P.S. Ao ver as fotos do ano passado também reparei como eu engordei cresci e por esse motivo vou agora pedalar na minha bike ;o)

7 comentários:

  1. É uma mudança muito grande e só quem passa por isso sabe dar o valor, não é? Mas os mais novos são muito mais flexíveis do que nós e também na aprendizagem de novas línguas, conseguem-no com uma rapidez enorme.

    Quanto ao crescer para os lados, queixo-me do mesmo. Felizmente a Primavera chegou e não há desculpas para não pedalar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já vivo na Alemanha há muitos anos e na primeira vez que vim é que era tudo novo e desconhecido. Os 3 anos que estivemos em Portugal foram essenciais para mim, eu é que sempre quiz regressar para lá, finalmente agora estou bem aqui :o) e feliz por os meus filhotes terem reagido tão bem ás 2 mudanças. Em que parte da Alemanha vives? Tentei enviar-te um mail mas não deve ter funcionado :(

      Eliminar
  2. Olá tit espero que estejam bem tenho muitas saudades vossas.
    Beijinhos,Vanessa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nós também temos muitas saudades tuas (da tua mãe e do teu pai só algumas hehehe) Beijinhos e boas férias

      Eliminar
    2. Boas férias também para vocês.
      Beijinhos Vanessa

      Eliminar
  3. Olá Sandra,

    Estou em Niederbayern. Costumo ir "para os teus lados" quando vou tratar de alguma coisa ao Consulado, em Stuttgart. Assim por alto acho que estamos mais ou menos a 3h de distância.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. Olá Sandra,
    Lembrei-me que tinhas dito que tentaste enviar-me um mail mas que não funcionou. Se quiseres e quando quiseres, podes contactar-me através do mail: 2700milhas@gmail.com

    Comecei um blog há pouco tempo, se tiveres oportunidade dá uma espreitadela.

    Um abraço e continuação de boas melhoras

    ResponderEliminar