terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Pão caseiro

 Nada melhor que o cheirinho de pão acabado de fazer.
Não tenho nenhuma padaria por perto e nem sempre vou ao centro da cidade para comprar. Então tenho uma receita que encontrei na internet há uns anos atrás que faço todas as semanas e fica sempre maravilhoso.
A receita é a seguinte:
500g de farinha (eu misturo sempre integral e Dinkel (esta não encontro em Portugal)
2 colheres de café de sal
2 colheres de sopa de vinagre (muito importante!! não sabe a vinagre e o pão fica mais fofo)
2 pacotes de fermento (Hefe)
450ml de água morna
sementes a gosto

misturo tudo e meto numa forma untada com manteiga
vai ao forno frio a 200graus por 1 hora

Experimentem!! Não dá trabalho e fica uma maravilha.

Happy Valentine,
Sandra

5 comentários:

  1. Olá Sandra,

    Tanto esta receita como a do bolo de chocolate "piscaram-me o olho"! Vou experimentar um dia destes.

    Se não te importas, deixo três perguntas:
    Os pacotes de fermento Hefe são aqueles pacotinhos normais, ou há alguma variante específica para pão?
    Em que supermercado costumas encontrar a farinha Dinkel? (tb estou na Alemanha)
    Fazes a mistura das farinhas mais ou menos metade/metade?

    Obrigada, bom fim de semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paula,

      Compro o Hefe normal e ou compro no Lidl ou no Kaufland. A farinha costumo comprar no Kaufland também, penso que tem no Lidl mas no Kaufland tem mais variedades. No Lidl tem já as misturas feitas e essas eu nunca comprei. Eu misturo conforme me apetece. Umas vezes metade-metade, outras vezes faço 300g Integral - 200g Dinkel ou 300g Dinkel-200g Integral, podes misturar farinha branca, vais experimentando ao teu gosto. Umas vezes misturo pevides de girassol outras forro só a forma antes de meter o pão :o). Fica sempre muito bom, e como escrevi o vinagre é essencial e não fica o sabor e não é preciso levedar. Experimenta e depois conta o resultado!
      Bj,
      Sandra

      Eliminar
  2. Olá Sandra,
    Gostei da tua receita do pão caseiro. Não temos em Portugal essas marcas de que falas, mas acho que vou inventar e arriscar com o que tenho à mão...Vou é usar a máquina de fazer pão...não sei se resulta, mas logo se verá!!
    Beijinhos
    Ana Gomes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana, a farinha utilizas a que gostas e o Hefe é fermento em pacotinhos. Na máquina de fazer pão não sei se resulta, ouço que demora muito tempo, também leveda e esta receita não necessita levedar. Depois conta como ficou :o)
      Beijinhos e obrigada pela visita,
      Sandra

      Eliminar