domingo, 13 de novembro de 2011

S. Martinho

Uma das vantagens de viver com/entre duas culturas é que, quando se trata de festejar, festejamos as tradições dos dois países! Aqui o S. Martinho não é festejado com castanhadas. Para grande pena minha que adoro castanhas. Neste caso vou ter que aguardar até à próxima semana, pois as minhas castanhas estão a caminho! Aqui na Alemanha o S. Martinho é festejado nos infantários com "Laternenlauf" = caminhada com lanternas. A Luisa tinha feito quando andou aqui no infantário antes de termos ido para Portugal e foi tão giro. O Tiago como era bebé não fazia ideia do que era e estava todo contente. Há duas semanas fui fazer a lanterna (ver em baixo), e na passada quarta feira fomos todos para o infantário festejar. Primeiro houve a festa da batata, as mães levaram alimentos relacionados com batata e houve chá. Assim que escureceu (por volta das 17h) lá fomos dar uma caminhada e todos cantam canções sobre o S. Martinho.


Aqui estavamos nós a caminho do infantário:

Todos reunidos a cantar antes da caminhada:
Na quinta feira foi a vez da escola da Luisa. Como aqui as crianças são mais velhas podiam levar tochas, eu achei mais perigoso. Estava vento e foi preciso dizer várias vezes para terem cuidado.
Fizemos o passeio e depois paramos num parque (que fica perto da nossa casa) para comermos doçarias (eu levei muffins) e bebermos chá. Como tem crianças de várias culturas há sempre coisas que nunca comi, lecker! As crianças aproveitaram para brincarem no parque mas como já era noite a Luisa acabou por bater com a cabeça num pau do escorrega e magoou-se. Foi divertido, não falando da parte do frio - acho que já não estavamos habituados a este gelo!!



Beijos,

Sandra

P.S. Estamos cá há 7 meses e os meus filhotes brincam e falam um para o outro em alemão!! A Luisa passados 2 meses já falava muito bem, o Tiago foi mais como uma esponja - primeiro "gravou" agora não se cala eheheh Já disse várias vezes aos 2 para falaram SÓ português comigo. Daqui a pouco esqueciam-se da lingua materna.


1 comentário:

  1. ...la está ela a fazer-se de mãe preocupada...que grandes tochas! Se não tiverem cuidado queimam-se todos! É isso mesmo e não esqueceer....em casa só PT. Fico muito feliz pelo Tiago já andar com o DE da boca para fora..acho que é uma das coisas que eles vão levar deste regresso ao norte da Europa, uma melhor educação e de certeza um melhor futuro. Isto deixa-nos muito felizes apesar de vocês nos terem fugido. Eu lembro-me da festa da Luísa e acho que o Tiago não ficou atrás. A pergunta que se impõe antes de eu escrever mais alguma coisa...porque é que o Miguel com a tia Xany na Alemanha está a fazer neste momento?!!! Bjs e abraços ;)

    ResponderEliminar